Aprenda a aplicar regra de três simples - útil para vários problemas
Aula de Matemática - Explicação sobre Regra de três simples
A regra de três simples é uma das fórmulas mais úteis da matemática e uma das mais usadas efetivamente no nosso dia-a-dia!
Regra de três simples é um processo muito prático para resolver problemas onde existem quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor e chegar a um resultado a partir dos três já conhecidos.
Os passos utilizados numa regra de três simples:
1º) Criar uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
2º) Verificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
3º) Montar a proporção e chegar a um resultado para a equação.
Exemplos:
1) Com uma área de absorção de raios solares de 1,2m², uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia. Aumentando-se essa área para 1,5m², qual seria a energia produzida?
Solução: montaremos a tabela:
Área (m²) Energia (Wh)
1,2--------400
1,5-------- x
Identificando do tipo de relação:
Área--------Energia
1,2---------400↓
1,5---------- X↓
De inicio colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).
Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Assim sendo, inserimos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Área--------Energia
1,2---------400↓
1,5-----------x↓
1,2X = 400.1,5
x= 400.1,5 / 1,2
x= 500
Assim, a energia produzida será de 500 watts por hora.
2) Um trem, deslocando-se a uma vel. média de 400Km/h, faz um determinado percurso em 3 horas. Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 480km/h?
Solução: Vamos montar a tabela:
Velocidade (Km/h) Tempo (h)
400-----------------3
480---------------- x
Identificando o tipo de relação:
velocidade----------tempo
400↓-----------------3↑
480↓---------------- x↑
Observação: como as setas estão invertidas precisamos inverter os números mantendo a primeira coluna e invertendo a segunda coluna ou seja o que esta em cima vai para baixo e o que esta em baixo na segunda coluna vai para cima
velocidade----------tempo
400↓-----------------X↓
480↓---------------- 3↓
480X = 400 . 3
x = 400 . 3 / 480
X = 2,5
De início colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).
Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui.
Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no sentido oposto (para cima) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Assim, o tempo desse percurso seria de 2,5 horas ou 2 horas e 30 minutos.
3) Fabianny comprou 3 camisas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preço?
Solução: montando a tabela:
Camisas----preço (R$)
3------------- 120
5---------------x
3x=5.120
o três vai para o outro lado do igual dividindo
x = 5.120/3
x= 200
Observe que: Aumentando o número de camisas, o preço aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, Fabianny pagaria R$200,00 pelas 5 camisetas.
4) Uma equipe de operários, trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada obra em 20 dias. Se o número de horas de serviço for reduzido para 5 horas, em que tempo essa equipe fará o mesmo trabalho?
Solução: montaremos a tabela:
Horas por dia-----Prazo para término (dias)
8↑------------------------20↓
5↑------------------------x ↓
invertemos os termos
Horas por dia-----Prazo para término (dias)
8↑-------------------------x↑
5↑------------------------20↑
5x = 8. 20
passando-e o 5 para o outro lado do igual dividindo teremos:
5x = 8. 2 / 5
x = 32
Observe que: Reduzindo o número de horas trabalhadas por dia, o prazo para término aumenta.
Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais.
A regra de três simples é uma das fórmulas mais úteis da matemática e uma das mais usadas efetivamente no nosso dia-a-dia!
Regra de três simples é um processo muito prático para resolver problemas onde existem quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor e chegar a um resultado a partir dos três já conhecidos.
Os passos utilizados numa regra de três simples:
1º) Criar uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
2º) Verificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
3º) Montar a proporção e chegar a um resultado para a equação.
Exemplos:
1) Com uma área de absorção de raios solares de 1,2m², uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia. Aumentando-se essa área para 1,5m², qual seria a energia produzida?
Solução: montaremos a tabela:
Área (m²) Energia (Wh)
1,2--------400
1,5-------- x
Identificando do tipo de relação:
Área--------Energia
1,2---------400↓
1,5---------- X↓
De inicio colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).
Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Assim sendo, inserimos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Área--------Energia
1,2---------400↓
1,5-----------x↓
1,2X = 400.1,5
x= 400.1,5 / 1,2
x= 500
Assim, a energia produzida será de 500 watts por hora.
2) Um trem, deslocando-se a uma vel. média de 400Km/h, faz um determinado percurso em 3 horas. Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 480km/h?
Solução: Vamos montar a tabela:
Velocidade (Km/h) Tempo (h)
400-----------------3
480---------------- x
Identificando o tipo de relação:
velocidade----------tempo
400↓-----------------3↑
480↓---------------- x↑
Observação: como as setas estão invertidas precisamos inverter os números mantendo a primeira coluna e invertendo a segunda coluna ou seja o que esta em cima vai para baixo e o que esta em baixo na segunda coluna vai para cima
velocidade----------tempo
400↓-----------------X↓
480↓---------------- 3↓
480X = 400 . 3
x = 400 . 3 / 480
X = 2,5
De início colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).
Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui.
Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no sentido oposto (para cima) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Assim, o tempo desse percurso seria de 2,5 horas ou 2 horas e 30 minutos.
3) Fabianny comprou 3 camisas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preço?
Solução: montando a tabela:
Camisas----preço (R$)
3------------- 120
5---------------x
3x=5.120
o três vai para o outro lado do igual dividindo
x = 5.120/3
x= 200
Observe que: Aumentando o número de camisas, o preço aumenta.
Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, Fabianny pagaria R$200,00 pelas 5 camisetas.
4) Uma equipe de operários, trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada obra em 20 dias. Se o número de horas de serviço for reduzido para 5 horas, em que tempo essa equipe fará o mesmo trabalho?
Solução: montaremos a tabela:
Horas por dia-----Prazo para término (dias)
8↑------------------------20↓
5↑------------------------x ↓
invertemos os termos
Horas por dia-----Prazo para término (dias)
8↑-------------------------x↑
5↑------------------------20↑
5x = 8. 20
passando-e o 5 para o outro lado do igual dividindo teremos:
5x = 8. 2 / 5
x = 32
Observe que: Reduzindo o número de horas trabalhadas por dia, o prazo para término aumenta.
Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais.
aff nada aver
ResponderExcluirobrigada..ajudaram muito, pois é de forma facil e objetiva.
ResponderExcluirto rodado!!!kkkkk.....
ResponderExcluirmuito bom ...muito facil..obrigado
ResponderExcluirObrigada!!! Me fez relembrar!!! Valeu mesmo....
ResponderExcluirvlw boa ajuda.
ResponderExcluirisso vai me ajudah muito na prova do correio
ResponderExcluirobrigada adorei
ResponderExcluirparece ser o modo mais facil!!!!!
ResponderExcluirmuito bom sou um pouco ruim mas entendi bem rapido isso vai me ajudar e muito valeu
ResponderExcluirvaleu me ajudou muito!
ResponderExcluirEu faço isso de cabeça!!!! EU JURO não sei como mais faço de cabeça!!!!!!!
ResponderExcluirOMG!! Eu acredito em milagres, + qnd axei esse site, eu naum acreditei!!! Mt obrigadaa!! UM BEIJO
ResponderExcluirNossa, adorei o blog e a explicação, estão de parabéns! Tenho prova do senai amanhã e não me lembrava de várias coisas e encontrei a solução aqui;
ResponderExcluirObrigado mesmo.
Gostei muito da explicação, quem tiver matérias ou sites assim me envia ... talitadantas87@yahoo.com Obrigada.
ResponderExcluirow valeu,,nau aprendi isso e hj tem prova agora q fui aprender muito explicado nota 10 valeu thal
ResponderExcluirvlw mesmo me fez entwnder regra de 3.obrigada agora ja posso fazer a prova tranquila.
ResponderExcluirMuito bom!!
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