Aprenda sobre Energia Eólica Aula de Geografia/Química/Física

Aula de Geografia - Química - Física: Explicação sobre Energia Eólica

Um resumo sobre Energia Eólica, que pode ser usado como base para trabalho sobre Energia Eólica e Fontes Alternativas de Energia , e para estudos para concursos ou vestibular, e muito mais.
Aprender é viver!

Energia Eólica

Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e utilizam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para produzir eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água destinadas á irrigação.

A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. Essa conversão de energia é realizada por meio de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.

A turbina eólica horizontal (a vertical já não é mais usada), é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, ativando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão (ver imagem).

A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos fique acima de 3,6 m/s.

Existem no momento, mais de 20 000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo (especialmente nos EUA). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia elétrica a partir da eólica, antes do ano de 2030.

Imagem - Campo com equipamentos
modernos para aproveitamento da energia dos ventos (Energia eólica).

O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas eólicas, mas elas ainda não são muito usadas. Aqui se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Ceará, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco.

Fonte(s) de consulta: CDCC - USP

Comentários

  1. Curiosidade: O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia.

    ResponderExcluir
  2. NAO ERA ESTA A PERGUNTA?A PERGUNTA ERA ONDE TEM ENERGIA EOLICA

    ResponderExcluir
  3. como se faz uma conclusao de um trabelho sobre a energia eolica??

    ResponderExcluir
  4. obrigado me ajudou muito no trabalho de física, eu não sabia mais onde procura,valeu!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Idealizei uma forma de geração de energia mais eficiente que a eólica e solar juntas.
    Infelizmente não tenho cacife para bancar.Posso garantir que o meu processo pode ser utilizado por 98% do ano e seu custo inicial é bem inferior.Meu e-mail é dirceuvazf@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física