Aprenda sobre Energia Fotovoltaica Aula de Geografia/Química/Física

Aula de Geografia - Química - Física: Explicação sobre Energia Fotovoltaica
Um resumo sobre Energia Fotovoltaica, que pode ser usado como base para trabalho sobre Energia Fotovoltaica e Fontes Alternativas de Energia , e para estudos para concursos ou vestibular, e muito mais.
Aprender é viver!

Energia Fotovoltaica

Figura - Painel solar fotovoltaico
que utiliza energia da luz solar para
sustentar telefone celular público
em local isolado na Austrália.
A energia fotovoltaica é fornecida de painéis que contém células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e pela noite (ver figura).
A conversão direta de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares por meio do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. O efeito fotovoltaico se dá quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.
A utilização de painéis fotovoltaicos para conversão de energia solar em elétrica é viável para pequenas instalações, em regiões remotas ou de difícil acesso. É bastante utilizada para a alimentação de dispositivos eletrônicos existentes em foguetes, satélites astronaves, etc.
O sistema de co-geração fotovoltaica também é uma solução; uma fonte de energia fotovoltaica é conectada em paralelo com uma fonte local de eletricidade. Este sistema de co-geração voltaica está sendo implantado na Holanda em um complexo residencial de 5000 casas, sendo de 1 MW a capacidade de geração de energia fotovoltaica. Os EUA, Alemanha e Japão têm indicativos em promover a utilização de energia fotovoltaica em centros urbanos. Na Cidade Universitária - USP - São Paulo, há um prédio que utiliza este tipo de fonte de energia elétrica.
No nosso país já é usado, em uma escala considerável, o coletor solar que utiliza a energia solar para aquecer a água e não para produzir energia elétrica.


Fonte(s) de consulta: CDCC - USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física