Aprenda sobre Energia Térmica: Aula de Geografia/Quimica/Fisica.

Aula de Geografia - Química - Física: Explicação sobre Energia Térmica

Um resumo sobre Energia Térmica, que pode ser usado como base para trabalho sobre Energia Térmica e Fontes Alternativas de Energia , e para estudos para concursos ou vestibular, e muito mais.
Aprender é viver!

Energia Térmica

Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é conseguida através da queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa).

A produção de energia elétrica é realizada por meio da da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Depois o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para ser vaporizada de novo.

Diversos cuidados precisam ser tomados como por exemplo: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios já que várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.

No Brasil este é o 2º tipo de fonte de energia elétrica que está sendo utilizado, e agora, com a crise que estamos presenciando, é a que mais tende a se expandir.


Fonte(s) de consulta: CDCC - USP

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física