Geografia - Aprenda sobre poluição

Aula de Geografia - Explicação sobre a Poluição

Um resumo sobre poluição, que pode ser usado como base para trabalho sobre poluição, como fonte de estudos para concursos ou vestibular, e muito mais.
Aprender é viver!


Aula sobre poluiçãoA palavra “poluição” se refere à degradação do ambiente por fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes. Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não-biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, são alguns exemplos.

Problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica ;destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água; inversão térmica; mutações genéticas; morte de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; necrose de tecidos; propagação de doenças infecciosas, dentre outras, são apenas algumas das consequências da poluição.

O divisor de aguas para esse problema foi a Revolução Industrial, que trouxe a urbanização e a industrialização. Com a consolidação do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, junto à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a ideia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais.

Como se este fato não fosse suficiente, a grande produção de lixo gerado por esta forma de consumo ligada ao desperdício e descarte, faz com que tenhamos consequências sérias. A fome e a má qualidade de vida de alguns, em detrimento da riqueza de outros, mostra que nosso planeta de fato não está bem. Em um mundo onde a maior parte de lixo produzido é de origem orgânica, muitas pessoas têm, como fonte única de alimento, aquele oriundo de lixões a céu aberto.

Dessa forma, para garantir um futuro digno ao nosso planeta e, consequentemente, às gerações de populações vindouras, deve-se repensar nossa forma de relação com o mundo. O simples fato de, por exemplo, evitar sacolas e materiais descartáveis feitos de plástico, poderia ter impedido a formação da camada flutuante de 1000 km, com 10 metros de profundidade que compromete a vida de organismos que têm o seu Habitat no oceano pacífico.


Fonte(s) de consulta: Brasil Escola

Comentários

  1. REALMENTE;PRECISAMOS,NOS AGILISAR AO COMBATE A DIMINUIÇÃO DA POLUIÇÃO DO MEI AMBIENTE.MAIS COMO?QUAIS AS ARMAS?PARA USAR NESSA GUERRA,ONDE A MAIORIA ESTA VINCULADO AO CAPITALISMO(NATUREZA X HOMEM CAPITALISTA)DE Q LADO VOCÊ ESTA?
    ASS:NATUREZA!!!!!!ESTOU MORRENDO!!!!

    ResponderExcluir
  2. lauana gabriela de oliveira ibiapina.20 de maio de 2010 às 18:17

    NÃO GOSTEI, EU QUERIA MAIS,EU PENCEI QUE NO GOOGLE EU ACHARIA O QUE EU QUERIA, PORQUE EU SEMPRE ACHO O QUE EU QUERO MAIS HOJE EU NB ÃO CONSEGUI O QUE EU QUERIA.

    ResponderExcluir
  3. o de cima vc não penSou nada, de novo vc não penSou nada vai te catar, procure sobre ortografia, oks?
    muito bom o site parabéns ao projeto de nos mantem irformado sobre o que ''ronda'' no enem valeu a iniciativa

    ResponderExcluir
  4. podemos mudar essa história de poluiçao porq somos nós msms q prewjudicamos nosso planeta..entao vamos pensar melhor alias vamos agir para nosso planeta melhorar

    ResponderExcluir
  5. Luana procure: Ortografia,interpretação de texto e delicadeza.
    Quanto as explicações mais uma vez foram ótimas,
    resumidas e prática; pois quem vai prestar vestibular ou mesmo fazer a prova do enen precisa de conteúdos bem objetivos.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o site,nele orienta perfeitamente quem vai prestar uma boa universidade,torçam por mim daqui dois anos...kk

    ResponderExcluir
  7. EU AMEII...TUDO RESUMIDO,PRATICO,E EFICIENTE....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física