Aprenda sobre Energia Geotérmica: Aula de Geografia/Química/Física

Aula de Geografia - Química - Física: Explicação sobre Energia Geotérmica

Um resumo sobre Energia Geotérmica, que pode ser usado como base para trabalho sobre Energia Geotérmica e Fontes Alternativas de Energia , e para estudos para concursos ou vestibular, e muito mais.
Aprender é viver!



Energia Geotérmica

Energia geotérmica é a energia criado por rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.
Na Islândia, que é um país localizado no extremo Norte, próximo do Círculo Polar Ártico, com vulcanismo intenso, onde a água quente e o vapor afloram à superfície (gêiseres- imagem) ou se encontram em pequena profundidade, tem uma grande quantidade de energia geotérmica aproveitável e a energia elétrica é gerada a partir desta.


Imagem -Geiseres
As usinas elétricas aproveitam esta energia para gerar água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3 000 000 joules de energia elétrica por segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.

Nos EUA há usinas deste tipo na Califórnia e em Nevada. Em El Salvador, 30% da energia elétrica consumida provém da energia geotérmica.


Fonte(s) de consulta: CDCC - USP

Comentários

  1. Ao vê toda uma aula de englobação, geografia, quimica e física, dar pra entender como a unidade das forças e belezas cosmicas se unem, quanto é possível entender que o povo precisa estudar e fazer descobertas, nunca o mundo avançou tanto em tecnologia como no século XX, e no inicio do terceiro milênio, novas descobertas, que antes eram assombros para a humanidade hoje se vê soluções, Deus e a ciência têm uma gradiosíssima unidade, pra dar vida e cuidados ao planeta chagado com a estravagância de seres humanos e governos que não investem em pesquisas que vão de encontro a gerar vida e vida em abundância, com disse Jesus. Mas as armas que assolam o mundo me parece de mais valor, quando na verdade são negatividades de mentes pequenas.
    A GEOTÉRMICA -É uma enérgia surpreendente, que os alunos deveriam vê tão extraordinárias descobertas e questionar os professores nas salas de aula, para que se completa a pesquisa total. O vulcanismo intenso, reside uma energia em lugares cercado por rochas, há uma força motriz de solução a humanidade. Da Irlãndia, se vê ensinamento para o mundo e porque não para atualizaçao das universidades Brasil? Os estudos das energias e dos gases em favor da humanidade é bem vindo e apreciável ao planeta, seja que tudo concorra para um bem maior. Um abraço a todos que me proporcionáram esses estudos,ao poeta e escritor, Zé Santana, ou simplismente, ZS>>> Embrace to You!

    ResponderExcluir
  2. Vivemos um país em disperdício de energia, e se fala em crise, devido não somente a chuva, mas abuso dos recursos naturais, de gente que utilizam demasiadamente e muito além do necessário, por exemplo: 18:00hs é hora de acender as luzes, mas desde cinco que estam acesas, nas Igrejas a missa começa as 18:30 desde 10 pras 18:00 já estão acessas e ainda os ventiladores ligados, e tantas vezes é desnecessário, se esfriou, não liga ventilador e a luz somente as 18:30. Têm apartamento que não tem área de ventilação é tudo trancado, deveria ter. Pois o exegero pode gerar um colapso, e vir o terível apagão, temos de ter campanhas educativas e verificação dos novos edifícios e adaptações a áres bem ventiladas. É na mídia e escolas que o grito e alerta começa, vai depois nossas casas, igrejas e sitios e fazendas outra qualquer propriedade, o importante é vê a gravidade do disperdício e o valor que tem nossa energioa elétrica. ZS>>>

    ResponderExcluir
  3. Nossa! se eu tivesse olhado esse site antes, eu teria saido melhor na prova do enem, porém quase não estudei, e no enem de 2010 caiu perguntas evolvendo energia geotermíca. e muitas perguntas de matemática envolvendo volume.
    Estudarei muito pois no meio do ano 2011 está previsto outra prova do enem.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  4. As explicações sobre as diferentes formas de energia tem sido muito proveitosas para mim. Como as pessoas deveriam estar mais informadas sobre esse assunto tão importante para a humanidade!
    Eu estou muito feliz com o que tenho aprendido, pois eu desconhecia essas variadas formas de se gerar energia, principalmente a energia geotérmica.

    ResponderExcluir
  5. rozimar montes claros28 de janeiro de 2013 às 12:58

    como é bacana ver a capacidade intelectual que o homem tem de descobrir novas formas de vida e de aproveitamento das ernrgias.gostei muito apredi mais sobre as novas descobertas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física