Aula de Biologia - Explicação sobre as Eras Geológicas

Aprenda sobre Eras Geológicas - Explicação sobre as eras Geológicas


Aula de Biologia - Eras Geológicas


As eras geológicas são divisões por escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seres viventes que se encontravas neles.

As eras geológicas são as seguintes: Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.


A Era Pré-Cambriana


É a mais antiga que se conhece onde não se pode afirmar com exatidão o seu início, mas acredita-se que esta era se prolongou por mais de 4 bilhões de anos. Esta data se fez conhecida através de estudos baseados na radioatividade que consegue detectar a perda de partículas em átomos instáveis.

Os continentes desta era eram formados por rochas metamórficas e ígneas. Acredita-se que estavam localizadas nelas as maiores reservas de minérios e pedras preciosas. É também marcada pelo início da vida no planeta que são mostrados em fósseis de 2 bilhões de anos originados de algas, medusas, bactérias e etc.


A Era Paleozóica


É a era que vem depois da pré-cambriana e antecessora da era mesozóica. Neste período que durou entre 325 e 280 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dividida em seis períodos, cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano, o aparecimento desta classe de animais se fez presente no período mais antigo, o cambriano.

Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies que chegou a 90%. Também se pode destacar a formação da Pangea a partir de diversos blocos de rochas menores que se colidiram.


A Era Mesozóica


É a era posterior à paleozóica e a que vem antes da cenozóica. É conhecida como a Idade dos Répteis devido ao aparecimento dos dinossauros neste período, além de moluscos e outros. O clima do planeta neste período era quente, uniforme e tendia para o resfriamento dos pólos. Já era possível observar a formação dos continentes do sul.

Seu período de duração ficou entre 140 e 160 milhões de anos que se dividem em períodos denominados Triássico, Jurássico e Cretáceo. Durante estes períodos ocorrem importantes mudanças no cenário do planeta como a extinção dos dinossauros, a proliferação de amonites, que também foram extintos, o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas angiospermas.


A Era Cenozóica


É a era posterior à mesozóica e se iniciou a 60 milhões de anos. É marcada pelo surgimento da vida humana sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies já existentes. Observa-se a formação de Alpes, Andes e do Himalaia a partir da grande movimentação vulcânica e o enorme número de mamíferos que passam a dominar a Terra após a extinção dos dinossauros. Os mamíferos se espalham com facilidade por todo o território.



Fonte(s) de consulta: Brasil Escola

Comentários

  1. Muuuitoo bom e útil!
    Congratulações!

    ResponderExcluir
  2. vai se ferrar... quem eh q fala "Congratulações!"
    hj em dia...?????? AFFFFF

    ResponderExcluir
  3. UMAAAAAAAAA BOSSSSTAAAAAAAAAA
    NADA PIOR
    NE
    AFF
    Q ORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR
    Q MEDOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  4. Q PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    MEU
    PRESICO DE COISAAAAAAA MELHORRRR
    NE
    AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFI

    ResponderExcluir
  5. ORROR? PRESICO? meeeeeeeeeeeeeu deus povo, vao ler um dicionario vao pqp

    ResponderExcluir
  6. srvi pro meu trabalho espero que esteje certo

    ResponderExcluir
  7. Sabem nem escrever e querem criticar o trabalho os outros , só não copiar ué . Palhaçada .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física