Literatura - Biografia e resumo sobre Manuel Bandeira

Aula de Literatura: Modernismo - Resumo biográfico e principais obras de Manuel Bandeira

Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (1886-1968) é uma das figuras mais importantes da poesia brasileira e um dos iniciadores do Modernismo. Apesar de ser um poeta fabuloso, também foi ensaísta, cronista e tradutor. O próprio autor define sua poesia como a do "gosto humilde da tristeza". Grandes músicos de seu tempo como Heitor Villa-Lobos musicaram poemas seus. No final da história, Bandeira transcendeu o Modernismo. Já novo gostava da leitura, mas teve que abandonar a faculdade por ter contraído tuberculose. Passou doente toda vida, apesar das várias estadas em clínicas brasileiras e até na Suíça. Se ligou aos modernistas em 1921 e participou da Semana. Em 1940 tornou-se membro da ABL. Apesar de um começo parnasiano, Bandeira já produzia inovações em 1919. No livro deste ano estava contido poema Os Sapos, uma irreverente crítica aos parnasianos que foi usada como lema dos modernistas da primeira fase após ser lida por Ronald de Carvalho. As várias poesias subseqüentes tem metrificação nula e seus livros são ortodoxamente modernistas. Sua poesia mais famosa é, sem nenhuma dúvida, ''Vou me embora para Pasárgada''.


Fonte(s) de consulta: Coladaweb

Comentários

  1. adoro as poesias dele pois são muito profundas

    ResponderExcluir
  2. as poesias dele sao fodas

    ResponderExcluir
  3. eu adorei o resumo pq eu vou fazer um trabalho na escola falando sobre a biografia de manuel bandeira e e melhor

    ResponderExcluir
  4. Falar de tristeza é ir tao fundo na agonia humana... Quem nao se viu triste e só, um dia, nao conheceu a vida...pois ela é dor.
    Para que aqueles poucos momentos felizes sejam tao valorizados, eternizados e façam a alma dizer pra onde quer voltar... eis a saudade...
    Anna Ramos

    ResponderExcluir
  5. eu adorei q fala da vida e das obras de manoel bandeira



    julyana ketlyn

    ResponderExcluir
  6. adorei pois estou fazendo um trabalho sobre Manuel Bandeira e estou me surpreendendo cada vez mais Nayara

    ResponderExcluir
  7. o povo que gostou é idiota kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. tem gente qe só comenta babaquice,da até nojo são muito idiotas se são tão espertos quanto falam porque não fazem um trabalho melhor,por exemplo esse que comento antes é um trouxa que não entende nada!! vai estudar que tu ganha mais meu filho _l_

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito para min fazer meu trabalho de português

    ResponderExcluir
  10. Ganhei pontos em portugues firmeza.

    ResponderExcluir
  11. adorei tirei 20 pontos com este trabalho ....obrigado bjcas

    ResponderExcluir
  12. adorei era isso que presisava tenho certeza que vou conseguir tirar pelo menos um 10 em literatura

    ResponderExcluir
  13. é um ótimo resumo, vai me ajudar no meu trabalho de literatura, além disso é muito bom saber da vida de um grande poeta brasileiro.Vcs são de mais ;)

    ResponderExcluir
  14. eu achei q ia ser legal mais num gostei ñ dei sorte qe eu nem li kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. ow add eu ai no msn nãotienteresa_@hitmail.com

    ResponderExcluir
  16. o felipe c é gaaaaaaaaay

    ResponderExcluir
  17. jao veira a pilido tubaina viera

    ResponderExcluir
  18. porra so entrei aq' poor q tinha que fazer um trabalho arrrrrrrrg'

    ResponderExcluir
  19. tem gente que só fala besteira e fica de anonimo para se proteger fala fala na cara né não.Adorei o resumo e foi muito bom pois e pequeno e quando vou copiar não doí a mão



    ResponderExcluir
  20. Prefiro estudar matemática ;*

    ResponderExcluir
  21. Nossa, valeu mesmo, ajudou bastante, estava enrolado com o trabalho de português que entrega hoje e eu nem tinha começado, então ajudou bastante pois eu fiz o trabalho em +/- 15 minutos e nele explica tudo pelo menos uns 15 eu tiro, XD VLW

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física