Literatura - Biografia e resumo sobre Clarice Lispector

Aula de Literatura: Modernismo - Resumo biográfico e principais obras de
Clarice Lispector

Clarice Lispector

Clarice Lispector (1925-1977), contista, cronista e romancista de destaque na literatura brasileira, não é brasileira nata: nasceu na atual Ucrânia e veio para o Brasil ainda criança. Com 12 anos transfere-se do Recife onde morava até então para o Rio de Janeiro para cursar o secundário. Mas já escrevia antes disso: aos sete anos mandava contos ao semanário infantil. Sempre recusados. Ainda estudante escreve seu 1° romance (Perto do Coração Selvagem). Lispector tem um prosa introspectiva e intimista, que explora os caráter do ser humano e os conflitos interiores, com um estilo dramático e por vezes inteligentemente irônico. Além de vários romances como A hora da Estrela e A Paixão segundo G.H., Clarice redigiu também contos.

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos - sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior e inexplicável. A minha vida mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique. Meu coração se esvaziou de todo desejo e reduz-se ao próprio último ou primeiro pulsar. A dor de dentes que perpassa esta história deu uma fisgada funda em plena boca nossa. Então eu canto alto agudo uma melodia sincopada e estridente - é a minha própria dor, eu carrego o mundo e há falta de felicidade. Felicidade? Nunca vi palavra mias doida, inventada pelas nordestinas que andam aí aos montes." A Hora da Estrela

"Acho com alegria que ainda não chegou a hora de estrela de cinema de Macabéa morrer. Pelo menos ainda não consigo adivinhar se lhe acontece o homem louro e estrangeiro. Rezem por ela e que todos interrompam o que estão fazendo para soprar-lhe vida, pois Macabéa está por enquanto solta ao acaso como a porta balançando ao vento no infinito, Eu poderia resolver pelo caminho mais fácil, matar a menina-infante, mas quero o pior: a vida. Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago para ver se é bom. A vida é um soco no estômago." A Hora da Estrela


Fonte(s) de consulta: Coladaweb

Comentários

  1. Muito bom o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essa sim é uma ótima escritora

    ResponderExcluir
  3. eu jogo no Santos e des de pequeno amo a obra dela

    ResponderExcluir
  4. é excelente termos bons livros como o da Clarice, é uma pena que poucos lêem.

    ResponderExcluir
  5. que belo resumo adooooooooooooooorrrrrrrrrrrruuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. poxa muito enteressante,clarice foi um exemplo na literatura...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, dom lindo .Dá vontade de ler todas as obras.

    ResponderExcluir
  8. otima pessoa da literatura e a clarice

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto para trabalhos é otimo

    ResponderExcluir
  10. Ameii a Biografia delaa !!!

    ResponderExcluir
  11. ela foi um exemplo para todos no´s

    ResponderExcluir
  12. Sou fascinada pelas obras de Clarice Lispector!!
    Pode até parecer pretensão da minha parte,
    mesmo assim , confesso ,ter uma enorme identificação com a escritora . Na forma de encarar
    a vida !!

    ResponderExcluir
  13. ótimo resumo porque eu adoro,eu me amarro

    ResponderExcluir
  14. minha boseta ta m0olhada de goso e babando pela clarise lispector

    ResponderExcluir
  15. vem mete a lingua no meu cu gostoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física