O que são cadeias alimentares - Aprenda sobre a cadeia alimentar

Aula de Biologia - Explicação sobre Cadeias Alimentares

O que são cadeias alimentares?

As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma gigante corrente. O motivo que as une é o alimento: alguns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar bem as suas funções vitais.

O primeiro elo dessa cadeia alimentar é formado pelos vegetais, que usam a luz do sol, na fotossíntese, para produzir energia. Por conta de serem os primeiros a ganhar a energia do sol - a única fonte externa de energia em nosso planeta - e a transformá-la, os vegetais são chamados de produtores. Os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores - seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, conseguem-no ingerindo outros seres vivos.

Há uma ordem entre os consumidores: os consumidores primários, (de primeira ordem), são os que se alimentam dos produtores; já os secundários, (de segunda ordem), alimentam-se de consumidores primários e os terciários. Essa cadeia pode ter muitos elos de consumidores, dependendo da riqueza de espécies que convivem no mesmo ambiente. Há ambientes tão diversificados que as cadeias alimentares acabam se tornando complexas teias alimentares.

Nas cadeias alimentares, além dos produtores e consumidores, existe também o importante elo dos decompositores, seres estes que se alimentam de cadáveres. São eles os seres vivos capazes de degradar substâncias orgânicas, tornando-as disponíveis para serem assimiladas pelos produtores. Com eles, a cadeia alimentar é realimentada e pode perpetuar-se.

Matéria e energia passam de um elo a outro da cadeia alimentar: dos produtos aos consumidores e, destes, aos decompositores. Uma parte da energia é consumida em cada elo, pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para a sobrevivência; aos últimos elos sobram parcelas cada vez menores de energia. Daí falarmos em fluxo de energia. No caso da matéria, falamos em ciclo da matéria, uma vez que não há perda ao longo do trajeto.
Na natureza diversas cadeias alimentares se encontram interligadas, formando as teias alimentares.

Esquema de teia alimentar


Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis divergentes, dependendo da cadeia em questão.


Fonte(s) de consulta: Colégio Web

Comentários

  1. os resumos estão ótimos! parabéns!
    foi muito útil pra ter uma noção do que cai na prova!depois de ver os resumos postados aqui me aprofundei um pouco mais nas matérias e agora estou mais confiante pra prova!Realmente todos os assuntos abordados aqui cairam muito nas provas passadas..agora é torcer para que eles caiam na prova de 2010 também né...rsrs
    Parabéns ao pessoal que postou esse conteúdo!
    abraço! ;D

    ResponderExcluir
  2. eu gostei, mas acho q poderia ser mais objetivo!!
    ;)
    pense nisso, críticas construtivas fazem bem!!!!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada pela resposta me ajudou muito eu esquesi completamente desse assunto da materia se não fosse a enternete eu não teria feito o meu para casa e a minha mãe teria me batido muito então não deiche de faser os deveres porque são muito importante pode façilitar a sua vida.

    ResponderExcluir
  4. 17 de novembro de 2011 09:04 gostei muito desse resumo sobre a cadeia alimentar

    ResponderExcluir
  5. nao achei nada interessante

    ResponderExcluir
  6. nao gostei muito ruim acharia q poderia ser melhor

    :)
    melhorar

    ResponderExcluir
  7. amei, muito obg! sei que tirarei 10 neste trabalho! ;D laura

    ResponderExcluir
  8. massa servio tudo pro meu trabalho

    ResponderExcluir
  9. gostei muito!!
    me ajudou muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física