Português - Pronomes possessivos

Aula de Língua Portuguesa - Explicação sobre os Pronomes Possessivos

Pronome possessivo é a forma de pronome que indica a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.

Meu leite está estragado.

Tabela dos pronomes possessivos

Número Pessoa Pronomes possessivos
singular primeira meu, minha, meus, minhas

segunda teu, tua, teus, tuas

terceira seu, sua, seus, suas
plural primeira nosso, nossa, nossos, nossas

segunda vosso, vossa, vossos, vossas

terceira seu, sua, seus, suas


Os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor.



(eu) Vendi minha casa.
(tu) Releste tua prova?
(nós) Compramos nosso boi.

No caso de um pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.

Vou limpar minhas sandálias e tênis.


O Emprego dos pronomes possessivos

- seu:
a utilização do pronome seu (e flexões) pode criar frases ambíguas, podemos ter dúvidas quanto ao possuidor.

A menina disse ao colega que não concordava com sua aprovação.
(aprovação de quem? Da menina ou do colega dela?)

Para evitar esse tipo de ambigüidade, se usa ''dele'' (dela, deles, delas)

A menina disse ao colega que não concordava com a aprovação dela.
• A reprovação dela (da aluna)

A menina disse ao colega que não concordava com a aprovação dele.
• A reprovação dele (do colega)

- existem casos em que o pronome possessivo não exprime necessariamente idéia de posse. Ele pode ser utilizado para mostrar aproximação, afeto ou respeito.

Aquele galpão deve ter seus cem anos. (aproximação)

Meu
caro amigo, cuide melhor de sua saúde. (afeto)

Sente-se ali minha senhora. (respeito)

- seu: antes de nomes próprios não é possessivo, mas uma alteração fonética de Senhor.

Seu José, o senhor poderia me emprestar seu celular?



Fonte(s) de consulta: Brasil Escola

Comentários

  1. muito bom esse site!!!!!!!!!!MUITO BOM!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei deste site me ajudou

    ResponderExcluir
  3. naum gostei muito texto imcompleto

    ResponderExcluir
  4. LOLADA não tem quase nada e gostaram -.-''

    ResponderExcluir
  5. e massinha mais so vo escrever a primeira estrofe preguisa da porra valeuuuuUUUUU

    ResponderExcluir
  6. eu pesquisei sobre pronomes interrogativos e me aparece essa porcaria aqui a fala serio né meu trabalho vai valer um 6 logo caramba

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para vocês, o site é ótimo e me ajudou muito,um conteúdo completo, algo que se fez com carinho!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. obrigadooo me ajudou com esse resumo

    ResponderExcluir
  9. melhor que esse ta pra existir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a calcular porcentagem - Como calcular porcentagem

Literatura - Biografia e resumo sobre João Cabral de Melo Neto

Energia HÍdrica: Aula de Geografia/Química/Física